quinta-feira, 3 de março de 2011

Saco plástico causa menos danos que ecobags

Bem, acho que por esta notícia ninguém esperava.

Uma pesquisa inédita do governo britânico indica que sacolas de plástico podem não ser vilãs ecológicas. Esta pesquisa buscava descobrir qual tipo de saco tem o menor impacto ambiental na poluição causada pela extração das matérias-primas, produção, transporte e eliminação.
Um relatório da Agência do Meio Ambiente britânica, obtido pelo jornal britânico "The Independent" no último domingo (27), descobriu que o PEAD (polietileno de alta densidade) utilizado nas sacolas plásticas causa menos impacto ambiental do que as matérias-primas das ecobags. O relatório ainda está sendo revisado, mas os resultados indicam que, para equilibrar o pequeno impacto de cada saquinho, os consumidores teriam que usar a mesma sacola de algodão em todos os dias úteis do ano  ou usar sacolas de papel.
O problema é que a maioria dos sacos de papel é utilizada apenas uma vez e os sacos de algodão são usados apenas 51 vezes antes de serem descartados, tornando-se assim piores que as sacolas plásticas usadas apenas uma vez. Mas é sempre bom ressaltar que limitar o uso das sacolas plásticas e reutilizá-las reduz os danos ambientais.
Segundo o estudo, todos os sacos causam impacto. A melhor solução seria utilizar um saco de algodão centenas de vezes, provavelmente por anos. Ou sacolas plásticas se for utilizá-las poucas vezes.

Informação

Estou sem internet há quase 2 dias. A TVA disse que hoje resolverá o problema, assim espero.
Quando tudo se normalizar voltarei aos estudos e atualizarei o blog.
Abraços a todos!