segunda-feira, 14 de março de 2011

Story of Stuff

Hoje encontrei um vídeo de 2007 relacionado com Responsabilidade Social. Este vídeo, produzido nos Estados Unidos, nos dá uma visão global sobre Produção X Sustentabilidade. Ele mostra todas as etapas que envolvem uma produção, desde a extração da matéria-prima, passando pela produção, venda e consumo até o descarte. E o quanto isso, como é feito atualmente, prejudica o nosso Planeta.
O vídeo é em inglês mas tem legenda em português (embora esta falhe algumas vezes).
Espero que vocês gostem tanto quanto eu gostei.


http://www.storyofstuff.com/international/

ISO e Sustentabilidade

Acredito que muitos já tenham ouvido falar em ISO, que uma empresa é certificada na ISO, mas o que é a ISO?
Vamos usar como exemplo o papel para entendermos o que é a  ISO. A maioria de nós conhece o papel A4, mas o que poucos sabem é que o tamanho A4 é um tamanho de papel definido na ISO 216, de 1975. E por que existe este padrão? Bem, vocês já imaginaram se cada empresa do mundo inteiro resolvesse fabricar papel do tamanho ela que quisesse? Como seria a venda desse material? Qual seria a base de equiparação de preço para papéis tão diferentes? Como as empresas poderiam fabricar impressoras sem tamanho padrão de papel? Eu sei que isto é apenas um simples exemplo, mas que nos leva a pensar na importância da padronização global de produtos e serviços. E é justamente a esta padronização que a ISO se propõe.
A ISO (International Organization for Standardization), fundada em 1947 em Genebra, é a maior organização de desenvolvimento e publicação de padrões internacionais. Ou seja, é a ISO que padroniza tanto a produção quanto os serviços das empresas em quase todo o mundo. Esses padrões garantem as características desejáveis ​​dos produtos e serviços, tais como qualidade, respeito pelo ambiente, segurança, confiabilidade, eficiência e intercambiabilidade, visando sempre economia.  
Um fato interessante a ser destacado é que seus fundadores tiveram a preocupação de padronizar até o nome da organização. Como a ISO teria diferentes siglas em diferentes idiomas (por exemplo: "IOS" em Inglês, "OIN" em francês), seus fundadores escolheram ISO que é derivado do grego isos e que significa "igual". Então seja qual for o país, seja qual for a língua, a forma abreviada do nome é sempre ISO. O Brasil participa da ISO através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
ISO 9000, de 1987, é muito conhecida no mundo atual. Ela designa um grupo de normas técnicas que estabelece um modelo de gestão de qualidade para as organizações em geral. E a ISO 14000, de 1996, é também bem conhecida. Ela que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas, garantindo a redução da carga de poluição gerada por essas organizações.
Mas e a Sustentabilidade onde se encaixa?
A ISO 26000, lançada no Brasil em dezembro de 2010elenca os princípios e temas centrais de Responsabilidade Social e orienta como as organizações devem integrá-los em sua atuação, considerando os impactos econômicos, sociais e ambientais de suas atividades, diretos ou indiretos. A norma contempla sete temas: direitos humanos, práticas de trabalho, meio ambiente, governança organizacional, práticas leais de operação, relacionamento com consumidores, envolvimento comunitário e desenvolvimento e tem um capítulo específico de orientação sobre como integrar Responsabilidade Social na organização. A expectativa é de que esta norma se torne um novo paradigma (modelo) de atuação em Responsabilidade Social para todas as organizações.
A ISO 26000 definiu, entre outros tópicos, o conceito de Responsabilidade Social: “Responsabilidade de uma organização sobre os impactos de suas decisões e atividades na sociedade e no meio ambiente através de comportamento transparente e ético que contribua para o desenvolvimento sustentável, incluindo saúde e o bem estar da sociedade; leve em conta a expectativa das partes interessadas; esteja de acordo com as leis aplicáveis e consistente com as normas internacionais de comportamento; e esteja integrada através da organização e praticada nos relacionamentos desta”. 
Portanto agora é torcer para que as empresas sigam as diretrizes da ISO 26000!



http://pt.wikipedia.org/
http://www.iso.org/iso/home.html
http://www.redenoticia.com.br/noticia/2010/lancamento-da-iso-26000-no-brasil/32717
http://www.abnt.org.br/