quinta-feira, 10 de março de 2011

Tripé da Sustentabilidade

Vamos voltar um pouco ao passado.... Quais eram as características de uma boa empresa? Como era aquela empresa  na qual todo mundo confiava? Aquela que era quase sinônimo de fortaleza. Com certeza uma empresa sustentável no passado era aquela economicamente saudável, que tinha um bom patrimônio e com um Lucro crescente. O sonho de muitos de nós era trabalhar numa empresa assim e quem sabe se aposentar lá.
Mas os anos foram passando e surgiu uma peça a mais nessa engrenagem. Agora não  bastava só o Lucro. Começou a se pensar nas Pessoas: nos funcionários, em suas famílias, nas comunidades ao redor. Novas preocupações surgiram: os funcionários estão sendo bem remunerados e de acordo com as Leis Trabalhistas? O ambiente de trabalho é salutar? A comunidade da região está sendo afetada? Com isso, passou-se a pensar não só no Lucro mas também no Social.
Mas o tempo foi passando e surgiu mais uma questão: o Ambiente. As empresas passaram a se preocupar com o uso desmedido da matéria-prima, além do fantasma de estarem contribuindo para a destruição do nosso Planeta.
E com isso surgiu o Tripé da Sustentabilidade: Profit (Lucro), People (Pessoas) e Planet (Planeta). O Tripé também é conhecido como Triple Bottom Line ou como os 3 P´s da Sustentabilidade.
O Tripé é formado por posturas, objetivos e processos que toda companhia deve adotar para criar valor econômico, social e ambiental, minimizando ao máximo os danos de sua atuação. E este é o grande desafio: ser social e ambientalmente responsável sem deixar de ser economicamente sustentável!
Por mais caro que seja para uma organização se iniciar no TBL (Triple Bottom Line), ele é um investimento de longo prazo muito válido e que apresenta um retorno certo porque agrega-se muito valor intangível (valor abstrato) às companhias que zelam pelo ambiente e pela sociedade. E a tendência do consumidor é a busca cada vez mais expressiva por essas empresas. O diferencial competitivo é claro!

http://pt.wikipedia.org/wiki/Triple_bottom_line
http://ambiente.hsw.uol.com.br/desenvolvimento-sustentavel2.htm
http://www.ecajr.com.br/caixadolapis/?p=1146
http://www.sinprorp.org.br/Clipping/2002/206.htm