sexta-feira, 15 de julho de 2011

Vamos começar a reciclar?

Quando começamos a pensar em Sustentabilidade, reciclagem, melhoria do planeta... automaticamente passamos a prestar mais atenção nas nossas atitudes diárias. Outro dia, percebi que, quando lavo a panelinha de água do meu cachorro, é só colocar um balde dentro do tanque e reaproveitar a água para molhar as plantas. É uma coisa tão simples, mas que na correria do dia a dia nem nos damos conta do que estamos fazendo.  
Reciclar pode ser muito mais fácil do que você imagina. Só precisa um pouco de reflexão, esforço e criatividade!
Neste artigo você encontrará algumas dicas bem simples. O importante é reeducar os hábitos e de repente você se encontrará reutilizando materiais, que antes iriam direto para o lixo. E então será sua vez de compartilhar suas ideias com os outros à sua volta. Lembre-se, todos os esforços contam! 
Através da reciclagem, você não só protege o meio ambiente, como economiza dinheiro e recursos para sua comunidade, garantindo também recursos para as gerações futuras.
Dica nº 1: Comece pequeno
Para fazer a diferença, não precisa começar pelo mais complicado. Lembre-se, cada esforço conta, pequeno ou grande. Um pequeno começo é melhor do que nada. E começar pequeno é começar com você mesmo. 
Olhe para todas coisas que possui e utiliza. Assim que se sentir confortável em reciclar suas próprias coisas, expanda sua esfera de influência para aqueles que estão ao seu redor, como sua família e em seguida seus parentes e amigos. Estimule a reciclagem! Estimule a doação!
Dica nº 2: Reduzir e Reutilizar primeiro
A reciclagem não é exatamente o primeiro da fila na hierarquia da "Redução de Resíduos". Na verdade, ela vem em terceiro lugar. Fazer a diferença para o meio ambiente significa reduzir o consumo primeiramente. Este é o passo mais eficaz para gerar menos resíduos (consumindo menos automaticamente se produz menos resíduos).
No entanto, há momentos em que o consumo é necessário. Nestes casos, reutilize o máximo possível antes de reciclar todos os materiais restantes. A reutilização de produtos, sempre que possível, é ainda melhor do que a reciclagem. 
Finalmente, se você tem que fazer as compras, procure comprar produtos feitos de materiais reciclados e recicláveis. 
Lembre-se sempre dos 3 R´s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar
Dica nº 3: Saiba o que reciclar
Antes de começar a sua jornada, o conhecimento básico que você precisa é saber o que reciclar. Existem muitos itens que podem passar por este processo como o papel, vidro, alumínio, plástico, artigos eletrônicos entre outros. Portanto, antes de começar saiba quais materiais podem ser transformados e para onde pode enviá-los. 
Dica nº 4: Como deixar seu escritório “verde”
O escritório é outro lugar onde você pode expandir seus esforços. Muitas vezes os papéis são usados em quantidades alarmantes. Imprima somente o necessário e use os dois lados do papel. E prefira garrafinhas reutilizáveis ou canecas para beber água e café.

Quanto mais pessoas praticarem suas responsabilidades individuais de reciclar e de proteger a terra, melhor!