quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Óleo de cozinha vai para a reciclagem!

Nunca jogue o óleo de cozinha na pia
Muitos bares, restaurantes, hotéis e residências ainda jogam o óleo utilizado na cozinha direto na rede de esgoto, desconhecendo os prejuízos dessa ação. Independente do destino, esse produto prejudica o solo, a água, o ar e a vida de muitos animais, inclusive o homem.
Quando retido no encanamento, o óleo causa entupimento das tubulações e faz com que seja necessária a aplicação de diversos produtos químicos para a sua remoção. Se não existir um sistema de tratamento de esgoto, o óleo acaba se espalhando na superfície dos rios e das represas, contaminando a água e matando muitas espécies que vivem nesses habitats.
O óleo de cozinha é extremamente poluente. Para se ter uma ideia, com um litro de óleo é possível contaminar um milhão de litros de água. Se acabar no solo, o líquido pode impermeabilizá-lo, o que contribui com enchentes e alagamentos. Além disso, quando entra em processo de decomposição, o óleo libera o gás metano que, além do mau cheiro, agrava o efeito estufa.
Em São Paulo, a prefeitura fechou parceria com 20 cooperativas que participam do Programa de Coleta Seletiva da Limpurb para o recolhimento e destinação adequada do óleo de cozinha usado. Todo o material será armazenado em tambores adequados, revendido e tranformado em biodiesel.
Você também pode colaborar. É só armazenar o óleo em garrafas e deixá-las junto ao lixo reciclável.