quinta-feira, 24 de março de 2011

Consumidor Consciente

A palavra consumidor, segundo o dicionário Houaiss, significa aquele que adquire mercadorias, riquezas e serviços para uso próprio ou de sua família. É o cliente, o freguês.
E o que significa ser consciente? Podemos dizer que, ser consciente é ser responsável, se manter informado,  se preocupar com o próximo, não agir levado por motivos egoístas, é ser sério e de caráter íntegro.
E o que é então Consumidor Consciente?
É quando "o consumidor passa de expectador a protagonista no mundo em que vive, sendo responsável por suas escolhas", de acordo com Maluh Barciotte, consultora do Instituto Akatu.
A ideia básica do consumo consciente é transformar o ato de consumo em uma prática permanente de cidadania. Ou seja, o objetivo do consumo consciente é muito mais que suprir as necessidades individuais. Leva em conta também seus reflexos na sociedade, economia e meio ambiente.
Ainda segundo Maluh Barciotte, as pessoas devem ficar atentas às informações das empresas responsáveis pelos produtos que consome. Saber se a empresa investe em Responsabilidade Social e se as ações são, de fato, difundidas para o bem e melhoria da sociedade já é um importante passo para se manter cliente. Valorizar e divulgar empresas responsáveis, além de se preocupar com o meio ambiente, são os primeiros passos para se tornar um consumidor consciente.
É um engano acreditar que Sustentabilidade esteja ligada apenas ao meio ambiente e ecologia quanto na verdade está também ligada à economia e ao social.

Algumas dicas para um consumo consciente:

. Comece pela etiqueta que informa a origem do produto e verifique sua procedência. Dê preferência para produtos produzidos em sua região. Evite comprar produtos similares produzidos em outros países. Se você compra produtos de outros países você está diminuindo o recolhimento de impostos, estimulando o desemprego e a falta de infraestrutura pública.
. Verifique se o que está escrito na frente do produto realmente consta em sua composição, as vezes você poderá ser surpreendido.
. Não se deixe levar apenas pela embalagem, se é reciclada ou não. O importante é também saber se o produto é ou não agressivo à sua saúde e a de sua família.
. Uma forma de ajudar na identificação de produtos sustentáveis é por meio dos chamados Selos Verdes, como o Selo Procel (de Economia de Energia) para eletrodomésticos e eletrônicos, o FSC (Forest Stewardship Council) para madeiras e papéis, o SustentaX (garantia de Qualidade e Sustentabilidade) para produtos e serviços sustentáveis e na área de produtos orgânicos existem o IBD (Instituto Biodinâmico) e o EcoCert.

"O poder de transformação social está nas mãos dos consumidores e cabe a eles escolher como fornecedores empresas éticas que respeitam os direitos humanos e os limites naturais do Planeta." (Newton Figueiredo - presidente do Grupo SustentaX)

 




http://ambiente.hsw.uol.com.br/consumo-consciente1.htm
http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/O-consumidor-e-a-sustentabilidade
http://www.igf.com.br/aprende/dicas/dicasResp.aspx?dica_Id=3734