quarta-feira, 30 de março de 2011

O destino do lixo reciclável...

Hoje eu li um texto e gostei muito, porque ele nos dá um alerta sobre a questão do destino do lixo reciclável.  Se pararmos para pensar, estamos preocupados em comprar coisas que venham em embalagens recicláveis, mas e depois? Estamos preocupados com o destino destas embalagens depois que mandamo-as para a coleta seletiva? Neste momento parece que a nossa consciência ficou tranquila, fiz a minha parte. OK... mas e aí? Qual é o destino, por exemplo, de todas as garrafinhas de água que consumimos? Alguém garante que todas elas, todas, isto significa 100% delas, serão recicladas? Quantas delas não vão se misturar ao lixo normal, não vão parar em bueiros, córregos ou no mar?
Vale a pena lembrar que agora temos a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que responsabiliza os fabricantes pelos resíduos gerados. Será que as empresas vão finalmente se responsabilizar pelo lixo que geram? E quando os nossos governantes tomarão medidas concretas para resolver em 100% o problema do lixo em todas as nossas cidades? Infelizmente apenas 7% dos municípios brasileiros têm programas de coleta seletiva (CEMPRE - 2008) e quase a metade deles estão localizados na Região Sudeste.
Será que em algum momento todos se conscientizarão que não basta apenas se preocupar com a origem do produto, que o seu destino é também uma questão crucial?
Será que todas essas "embalagens recicláveis" não passam de uma grande campanha de marketing para as empresas, quando eles apenas mudam a matéria-prima e o restante do processo continua igual?
Não podemos nunca generalizar, mas é, com certeza, uma questão para se pensar!



http://scienceblogs.com.br/ecodesenvolvimento/2011/03/a_embalagem_o_lixo_e_o_ciclo_d.php
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/residuos/coleta_e_disposicao_do_lixo/cenario_da_coleta_seletiva_no_brasil.html