sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Gandhi - Um Homem Brilhante

Uma história....

"Arun Gandhi, neto de Mahatma Gandhi e fundador do MK Gandhi Institute for Nonviolence, conta que na sua infância foi um garoto "levado" e que certa vez seus pais o enviaram para morar com o seu avô, com a intenção de que o filho parasse com as suas traquinagens.
Certo dia, já morando com o seu avô, Arun, voltando da escola, pega um toco de lápis e o joga fora. Vai até o seu avô e pede um lápis novo porque aquele outro tinha acabado. O avô, percebendo que poderia ensinar alguma coisa ao neto, pergunta:
- Arun, você tem certeza que o lápis acabou?
- Claro. O lápis acabou.
- Traga-o para eu ver.
Arun, meio contrariado, foi procurar o toco de lápis e levou-o para o seu avô. E Gandhi, em toda a sua iluminação, explicou para o neto:
- Meu neto, você já pensou quantas árvores são derrubadas para se fazer os lápis? Você já parou para pensar nas horas trabalhadas pelas pessoas nas fábricas para a fabricação desses lápis? E você já pensou quantas crianças não podem comprar um lápis?
Arun ficou olhando pensativo para o avô e Gandhi continuou a lição.
- Meu neto, é de pequenas violências que fazemos o nosso cotidiano. Cometemos, sem perceber, pequenas violências quase todos os dias e não compreendemos porque o mundo é tão cheio de violência e ressentimento."

E dessa história podemos chegar a conclusão de que precisamos de uma mudança de consciência para entendermos os desafios da Sustentabilidade.

Espero que tenham gostado! Bom dia a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário