sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Guimba, conhecida também como bituca, é LIXO

                                                       
Não estou aqui para falar dos malefícios do cigarro. Cada pessoa sabe da sua vida e cuida dela como quiser.  Mas respeitar o meio ambiente é responsabilidade de todos.
Infelizmente, o “lançamento de guimbas” é um dos esportes mais praticados por fumantes no Brasil. Quantos de nós já não assistimos a cena do motorista arremessando sua bituca pela janela do carro? No entanto, o que muitos fumantes ainda não sabem é que esse resíduo, aparentemente pequeno, pode causar grandes danos ambientais e deve ser descartado corretamente, assim como os detritos recicláveis e orgânicos.

Ao entrar em contato com a água, as substâncias que compõem o cigarro, como o arsênio, por exemplo, podem atingir lençóis freáticos ou até mesmo permanecerem armazenadas nas superfícies de plantas e animais. Segundo o biólogo Aristides Rocha, duas guimbas são o suficiente para contaminar o equivalente a um litro de esgoto.

Uma das desculpas mais usadas por fumantes, que não têm consciência ambiental, é a falta de lixeiras pela cidade. No entanto, este não é motivo para que elas sejam simplesmente jogadas nas ruas e nas praias.

Quando as pontas dos cigarros são descartadas de maneira correta, elas podem passar por tratamentos que retiram os elementos químicos, e qualquer outro item que possa ser contaminante e viram matéria-prima. Em alguns casos elas se tornam papel, artesanato e até mesmo tecido.

Guimba, bituca, ponta de cigarro, seja qual for o nome dado,  é LIXO, portanto tem que ser descartada no local correto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário